Sensívelmente a partir de meados da primeira década do século XXI, o movimento Web 2.0 tem vindo a descobrir ferramentas de ensino/aprendizagem, que acompanham ferozmente o ritmo de inovação e do desenvolvimento da Internet e da Engenharia de Software.
Na verdade, com o acréscimo dos acessos em banda larga, o aumento das potencialidades dos browsers e a possibilidade de oferta de software como um Serviço de Rede (SaaS - Software as a Service), o universo de possibilidades de criação de artefactos para E-Learning e E-Teaching alarga-se até à Singularidade. O conceito de Singularidade, é um momento no tempo em que as inovações se sobrepõe em ondas permanentes. Este momento está já a atingir o sector da Educação e Formação a Distância de uma forma absolutamente dramática e para a qual é necessário ganhar rapidamente capacidade de gestão, sob pena de se ficar imerso em tantas e tão numerosas possibilidades de acesso e manipulação de dados , informação e conhecimento.
A Gestão de Projecto, enquanto disciplina de organização , modelação de comportamentos e produção de sentido, aparece já como uma necessidade e uma oportunidade para o desenvolvimento de um novo e imprescindível perfil profissional na área do E-Learning / E-Teaching. Praticada desde tempos milenares, a Gestão de Projecto, só a partir de meados do século XX , por altura da construção dos mísseis Polaris, viu reconhecida a sua importância como objecto de ciência , e bem como instrumento prático de operacionalização da estratégia.
Os métodos e técnicas da Gestão de Projectos , aparecem agora como essenciais para conduzir iniciativas de E-Learning / E-Teaching desde a fase inicial de conceptualização, passando pelo planeamento, execução, coordenação e controle , e sem esquecer os sistemas de informação, comunicação, gestão do risco e dos contratos associados.
A Aquisição de um conjunto de conhecimentos, capacidades e atitudes que conduzem ao desenvolvimento das Competências para Gerir Projectos de E-Learning/E-Teaching está a ganhar maior preponderância pelo facto de a própria envolvente ao Sistema Educativo, Formativo e de Cidadania determinar novas práticas e metodologias de Gestão da Complexidade associada aos sistemas tecno-sociais emergentes após o aparecimento da Web Partilhada.
Francisco Lavrador Pires
Coimbra, Dezembro de 2010
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