terça-feira, 30 de novembro de 2010

ALTERAR O PARADIGMA : "PRODUZIR" EM VEZ DE "CONSUMIR/COMPRAR" !

O mundo actual, marcado por tempos de incerteza e complexidade, é também um tempo de reflexão sobre como transformar problemas em desafios e oportunidades. Existe uma necessidade premente na sociedade portuguesa que é a de alterar o Paradigma de Compra/Consumo para o Paradigma de Produção.
Quer dizer, em vez de em primeira instância se pensar em comprar, deve-se em primeiro lugar perguntar : Não serei capaz de fazer ?
Isto é válido para um conjunto alargado de sectores da economia e da sociedade, mas logicamente que é necessário incutir este espírito fazedor e empreendedor, por oposição ao espírito consumista e comprador. Não é um processo fácil, mas é desejável e diria mesmo absolutamente incontornável :
a) Fazer software em vez de comprar software, b) praticar floricultura em vez de comprar as flores, c) enviar informação em vez de gastar combustível para entregar uma mensagem, d) produzir hortículas em vez de comprar hortículas, e) produzir azeite em vez de comprar azeite, f) saber fazer as camisolas em vez de comprar as camisolas, g) prevenir a saúde em vez de comprar saúde, h) fazer o almoço em casa em vez de comprar fast food, i) ter uma plataforma de e-learning própria (Open Source) em vez de comprar uma plataforma, j) não consumir energia desnecessária em vez disso instalar e vender a sua própria energia etc, etc... Nas próximas décadas Portugal, necessita de estabelecer como imperativo ético e de cidadania, a defesa acérrima do Auto-Emprego e da Auto- Produção sobre as Actividades de Compra/Consumo.
Nota : Em Comentários deixe-nos a sua sugestão/ideia de uma ou várias actividades em que a produção possa substituir/mitigar a compra/consumo com evidente vantagem ao nível da promoção do auto-emprego e da sustentabilidade.
Bookmark and Share







Nenhum comentário:

Postar um comentário