1 - Introdução :
Dominar as tecnologia móveis, tanto ao nível do hardware como software e aplicações em rede é uma competência necessária para a existência do m-learning (Mobile Learning - Aprendizagem Móvel ). A qualidade dos instrutores e dos designers profissionais de m-learning estará directamente relacionada com o conhecimento e uso destas tecnologias. Igualmente a aplicação das teorias pedagógicas estão intimamente ligadas às tecnologias que se utilizam num sistema de m-Learning ,como tal, o desenvolvimento do m-learning requer uma análise sistémica em que, desde a concepção, planeamento, implementação, execução, controle e avaliação, se devem contemplar as dimensões próprias de um ambiente educativo virtual em rede. Nesta acepção Saber Estar, Saber Ser e Saber Fazer em Rede, são competências fundacionais dos novos professores e/ou formadores.
À medida que a tecnologia continua a melhorar e a inovar, o m-learning ampliará os seus horizontes, e o mais importante será compreender qual é o objectivo do m-learning e a sua função, que tal como em todas as modalidades educativas/formativas mediatizadas pela tecnologia é facilitar a aprendizagem , e não substituir o professor/formador.
2 - O maior programa de aprendizagem móvel até agora realizado :
O programa MoLeNET (Mobile Learning Networks) realizado no Reino Unido em 2007/2008 constituido por 32 projectos foi talvez o maior programa de m-Learning realizado até agora e o mesmo demonstrou as potencialidades da Aprendizagem Móvel (m-learning).
3 - Experiências em Portugal :
Universidade do Minho : Adelina Moura / Ana Amélia Carvalho. Veja aqui uma APRESENTAÇÃO.
4 - Equipamentos (Artefactos) de suporte à aprendizagem móvel :
Telemóveis, Smartphones, PDAs, Players de MP3 e MP4, Handheld Gaming Devices, Handheld GPS devices, Handheld Voting Devices, UMPCs (Ultra Mobile PCs), câmaras, equipamento de vídeo e gravação, media players whiteboards, equipamento de rede wireless e servidores.
5 - Sugestão para a Industria de Software, Instructional Designers e SMEs (Subject Matter Experts).
As Tecnologias de redes móveis apresentam um elevado potencial de incorporação nacional, assim, a industria de software portuguesa, deve desde já começar a formar a sua força de trabalho para o desenvolvimento apoiado por um conjunto de Especialistas na área da Educação e Formação para funcionarem como Instructional Designers e SME (Subject Matter Experts) para a área dos CONTEÚDOS MÓVEIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário