terça-feira, 3 de novembro de 2009

Trabalho em Rede (I)


A Sociedade da Informação e da Comunicação avança a um ritmo exponencial e coloca a necessidade de novas formas organizativas usando as TIC sobretudo ao nível dos Modelos Integrados de Coordenação / Colaboração para o Trabalho em Rede.
Saber estar na rede ,saber ser útil e saber ser na rede é uma competência de base para o trabalho e a vida no século XXI. Logo estamos perante uma questão educativa de base, e como tal deve ser tratada pelo Sistema de Educação. Não é legítimo pensar que todos estamos preparados para o trabalho em rede, quando quase todos os instrumentos educativos e formativos se desenvolvem em torno do desenvolvimento e da avaliação individual e quase nunca grupal.

O desenvolvimento de novos modelos, ou melhor a sua implementação prática deverá ter em consideração a posição do trabalhador (nativo digital ou imigrante digital). As disciplinas ou domínios de conhecimento em matéria de gestão de projectos ajudam a estabelecer os primeiros trabalhos, mas para que exista uma utilização eficiente dos recursos (humanos e intangíveis) à luz das tecnologias Web2.0 da actualidade, deve-se ter em atenção a liberdade criativa e nesse sentido digamos que a elaboração dos cronogramas marcam um ritmo mas não devem ser rígidos para permitir que a inovação penetre no dia a dia de trabalho e se desenvolva um ambiente vibrante em vez de um ambiente claustrofóbico que coarta o potencial da inovação e criatividade humana.


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