domingo, 18 de outubro de 2009
sexta-feira, 16 de outubro de 2009
Modelos de Relacionamento para o Trabalho em Rede
A sociedade da informação e do conhecimento está a fazer emergir novos modelos de trabalho e relacionamento que não sendo totalmente novos em alguns casos se apresentam como profundamente inovadores em várias situações.
Realçe-se no entanto dois motivos para a pertinência dos novos modelos de trabalho. Por um lado uma aculturação gradual para a cibercultura e por outro sem dúvida o avanço nas infraestruturas de rede.
Sem redes com alta velocidade de transmissão da informação, alguns destes modelos não são exequíveis. E ainda será necessário que as disponibilidades de largura de banda aumentem para que outras formas possam ascender ao patamar da sua utilização prática corrente.
Entre vários outros, existem quatro modelos de trabalho/relacionamento que se aplicam à industria de software, e são eles o Outsourcing, Crowdsourcing, Open Source e Open Innovation.
Vamos tentar clarificar cada um deles para uma melhor compreensão e posterior adaptação à realidade de cada pessoa, empresa ou instituição, assim :
1 - Outsourcing - uma data tarefa é executada e completada através de um corpo específico fora dos muros da empresa. Exemplo : Thoughtworks.
2 - Crowdsourcing - uma data tarefa é executada em regime de outsourcing por um público indefenido, ou um grupo. Exemplo: Netflix.
3 - Open Source - uma dada tarefa é executada por um grupo indefenido e partilhada abertamente. Exemplo : Linux
4 - Open Innovation - uma empresa ou instituição escolhe partilhar activos e know-how
Para aprender mais sobre Inovação Aberta (Open Innovation), aconselhamos o livro com o mesmo nome da autoria de Henry Chesbrough.
Eis algumas entidades que trabalham ou promovem Modelos Inovadores de Relacionamento e de Trabalho na Industria de Software - um trabalho em rede, só possível porque as redes são as novas fábricas de produção de software.
Ler também o Blogue da Chaordix
terça-feira, 13 de outubro de 2009
REDE DE REDES - Monitorização de Marca e Gestão de Reputação num Mundo em "Rede de Redes"
Seja na óptica empresarial, institucional ou mesmo pessoal num mundo marcado pelo aumento exponencial da informação tanto ao nível dos fluxos como dos ritmos e frequências torna-se fundamental a literacia para a compreensão dos novos media e mesmo aquisição de novas competências em face do aumento das plataformas disponíveis para a interacção e a partilha colectiva. O desenvolvimento e monitorização de uma marca empresarial, pessoal ou institucional junto com a gestão da reputação são áreas de actividade com valor crescente reconhecido pelo cada vez maior número de artigos, posts em blogue discussões em forum etc. Nos próximos posts vamos aprofundar o conhecimento e o domínio destes novos instrumentos de comunicação e produtividade mas ....
Por onde começar ?
1 - Google
2 - Blog Posts
3 - Blog Comments
4 - Social Comments
5 - Discussion Boards
6 - Twitter
7 - FriendFeed
8 - Social Search
9 - Interactive Search
10 - Your Network
O que fazer a seguir ?
O Mundo em Rede determina novas formas de trabalhar e de aprender contínuamente. A realidade aumentada junto com a tendência para a contratualização Online em regime de "Crowdsourcing" como que nos obrigam, mesmo sem o desejar muito a manter uma atitude "allways on" mas acima de tudo "allways ready" para desempenhar todo e qualquer tipo de trabalho da informação e conhecimento seja qual for o grau de intensidade.
segunda-feira, 12 de outubro de 2009
As Cinco Eras da Web Social
1) Era do Relacionamento Social: as Pessoas ligam-se entre si e partilham
2) Era da Funcionalidade Social: as Redes Sociais passam a ser como que um Sistema
3) Era da Colonização Social: toda a Experiência pode agora ser social
4) Era do Contexto Social: conteúdo Personalizado e Preciso
5) Era do Comércio Social: as Comunidades definem serviços e produtos futuro
Siga-nos no Twitter
Assinar:
Postagens (Atom)