As redes são as fábricas do futuro -Yoneji Masuda
Em 1970, Yoneji Masuda o cérebro japonês que esteve na base do Plano Estratégico de Desenvolvimento do Japão afirmava : As redes são as fábricas do futuro.
É hoje mais compreensível para nós o significado premonitório de tal afirmação. Na verdade, após o aparecimento da Internet de massas no início dos anos 90 do século XX e passados 20 anos, quase todos, de uma maneira ou de outra estamos integrados em redes, através do trabalho , do lazer e do lúdico em rede pela simples utilização de redes de correio electrónico, da utilização do messenger e respectiva rede de contactos.
O potencial de uma rede à qual pertencemos é no entanto muito mais alargado, de facto , a era da rede oferece um novo mundo de oportunidades e novos desafios até agora inexplorados.
As redes sociais, as redes empresariais, as redes de telecomunicações, as redes de negócios em franchising, redes de solidariedade social, redes de cuidados de saúde, as redes de correio electrónico, enfim, um sem número de redes e de possibilidades se apresentam quando reflectimos um pouco sobre as redes e o seu valor económico, político, social, tecnológico e ecológico.
Conhecer os princípios básicos e adquirir as competências necessárias para a criação e funcionamento de redes deve então ser ensinado na escola como instrumento fundamental para a vida e o trabalho no século XXI.
E-mail : senalusa@gmail.com
Blogue : http://senalusa.blogspot.com
Twitter : http://twitter.com/senalusa